quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Cabelos ~ Sobre cabelos danificados num geral.




Oi gente!
Então, quem acompanha minha página deve ter notado já meu sofrimento em busca do cinza. O maior problema está sendo tirar o amarelo e numa busca por ajuda num grupo de amigas, apontaram a ideia de talvez estar poroso. Fiquei meio "wtf" e pra entender melhor, busquei artigos e livros sobre cabelos para entender como as coisas funcionam.
 Com todas essas leituras, achei coisas MUITO interessantes que acho que seria great de compartilhar com vocês!

De qualquer jeito, mesmo lendo, CLARO que não sou profissional, COM CERTEZA um cabeleireiro vai ter dar um direcionamento melhor, mas fiz o meu possível com base nos meus conhecimentos de bioquímica e biologia celular. Então, não véi, não to me achando "A fodona" das parada. 

Alias, fiz a pesquisa porque não curto "diz que me diz que" ou é, ou não é. E dados científicos oferecem essa "certeza". Logo, here I am.

Algumas coloquei em vídeo, outras colocarei aqui então o melhor é ver os dois, mas vai de tu, fia. 8D


Partes dos cabelos e suas funções "estéticas";
A camada cuticular: responsável pelos efeitos externos dos fios, tais como brilho, proteção de agentes nocivos e maciez. Composto por queratina.

O cortéx: região que contem quase toda massa da fibra e é responsável por aspectos mecânicos. Movimento e estrutura normal (não parecer palha). É composta por queratina e possui os diferentes tipos de melanina que vão determinar a cor do cabelo.

O que é ressecamento, porosidade e cabelo "ruim" (sem vida, sem movimento, sem nada)?
Para quem tem cabelos com coloração, vai vim tudo isso ai junto, mas é bom entender mais ou menos onde cada coisa atua para ver por onde direcionar seu cronograma capilar. O ressecamento é a falta de água mesmo no cabelo, ele vai ficar meio palha e esquisito, mas ainda pode ter vida com pouco rilho -dificil pra quem tem coloração, mas ok 8D. A porosidade é quando o cabelo está de cutículas abertas, ou seja, vai embaraçar fácil, quebrar e etc. Geralmente ta junto da falta de vida, de movimento e blablabla porque quando o cabelo tem as cuticulas muito abertas, ele fica sensivel demais -perde propriedade importantes- se tornando muuitoo quebradiço, além de ficar sem brilho e áspero. Basicamente, tudo acontece em todos os lugares -córtex do fio e camada cuticular- e tudo meio junto, já que para colorir ou descolorir o seu cabelo você tem que abrir as cuticulas e atingir diretamente o cortex, onde ficam todos nutrientes que seu cabelo precisa para ter um cabelo que não arrebente fácil, tenha uma elasticidade próxima do normal, com movimento e formato normais.

Tem cabelo mais forte ou mais fraco?
Sim. O mais frágil entre o caucasiano (o mais comum), crespo (afro) e oriental, é o crespo. O caucasiano e o oriental empatam na resistência a agentes nocivos, masss em relação a coloração, o oriental pega a tinta melhor.

Como acontece a descoloração?
A descoloração funciona da seguinte maneira: a mistura vai abrir espaço entre as cuticulas, e atingir a melanina. Lá, ela é quebrada e nesse ponto a cor do seu cabelo vai se perdendo e indo para "suas origens", avermelhadas e amareladas. Isso em todos cabelos, a diferença é que uns podem ser mais resistentes ou não, podem ser mais danificados ou não. Tudo depende do estado que seus fios estão antes da química.

Tá, mas isso tudo me levou aonde? 

- Bom, com a pesquisa descobri algumas coisas interessantes sobre porosidade e me senti mais tranquila em relação ao meu cabelo. Primeiro, fiz o diagnóstico capilar -"ensino" no video- da minha juba descolorida e não foi tão ruim.  Ele tá um pouucoooo desnutrido, mas não vou deixar de me preocupar com isso. A elasticidade dele ta um tiquim prejudicada. E as pontas estão um pouco porosas. Logo, to pensando nesse esquema de Cronograma Capilar:



Hidratação com um creme simples a base de bepantol e extrato de bambu; Nutrição com banho de óleo; Reconstrução com creme de reconstrução e queratina líquida. Pensei nele assim porque da um intervalo bom, tipo, quando eu fizer a reconstrução já vou estar com o cabelo hidratado e nutrido, logo para na hora de fechar as cutículas vai ficar tudo ok.
Depois eu falo o que deu D: Só que, vou fazer a hidratação só na franja porque to no shampoo bomba e não quero exagerar na hidratação, nutrição e etc se não também, quebra tudo. 

- Socegar a periquita, como várias amigas minhas falaram. Por que? Porque até eu descobrir exatamente como meu cabelo funciona, não adianta eu simplesmente sair descolorindo sem pensar, pra ai ele ficar de fato tão fodido que nem tinta vai pegar mais nele.

- Voltar a pesquisar quando sentir dúvidas em relação a cuidados.

Mas enfim, voltando as minhas descobertas!
Uma vez comentei na page que achava que meu cabelo descoloria pro ruivo. E ta-da, descobri que sim, isso é possivel, e de fato existem indicios de que cabelos que com fundo avermelhado tendem a ser mais resistentes a alterações químicas, o que faz sentido já que descolori 4 vezes pra ficar com o cabelo no tom atual + uma colher de violeta genciana, quando tem galero que consegue o platinado em 2 descolorações usando o meu descolorante. MAS são indícios! assim como existem pesquisas que apontam que a resistência não sobre influencia do tipo de melanina que compõe seus cabelos. 
Logo, se o seu cabelo na primeira descoloração ficar alaranjado, prepare-se para várias descolorações, porque além disso, teu cabelo ama pigmentos -só naturais tbm esse caralho- e não vai querer largar deles.
O que não significa que seu cabelo está no último da porosidade. Basicamente, o cabelo fica poroso a niveis, não fode todo de uma vez -só se vc forçar muito a barra. Primeiro, ele vai ter um nível de porosidade considerável. Ele vai ficar áspero, aparentemente frágil, sem brilho ou vida. Nesse "estágio" suas cutículas estão abertas mas o cortex ainda tem algumas propriedades, tá feio mas não totalmente destruido e palha seca mesmo. Quando tá assim ele pega qualquer pigmento, sem muito esforço porque, a tintura não tem que se "esforçar" para alcançar o que quer - ou seja seu lindo cortex- logo a cor pega mais facil. BUT, ela também sai mais fácil. Se duraria uma semana, vai durar alguns dias e coisas assim.
MAS, seu cabelo pode estar realmente danificado, não só nas cuticulas mas consideravelmente no cortex do fio. Nisso, seu cabelo fica extremamente quebradiço, tende a quebrar até com a escova e você tem que ter o maior cuidado para pentear. Vai parecer uma palha seca e levantada, sem brilho ou vida. Em outras palavras, tá morto. Nesse ponto o cabelo não absorve nada de tintura, já que 'por dentro ele tá podre", não tem como a tinta ficar. mas, pra chegar nisso, você tem que descolorir um milhão de vezes, usar tonalizante + ox e não fazer nenhum tratamento porque OLHA.

Bom, já que comentei como tá meu cabelo, vou postar algumas fotos dele:

2º descoloração.


3º descoloração / aplicação de tonalizante cinza (foi cagadinha.)


4º Descoloração


Loiro 12.11. Essa foto define bem: umas partes pegou legal, outras não.


Violeta genciana (muita violeta genciana)

O processo tá lento, mas tá indo.


Bom, é isso. Próxima postagem sobre cabelos vou falar de tinturas porque achei umas pesquisas legais de fora do BR e já que quase todo mundo usa tinta importada XD é bom ver as diferenças entre as colorações. Sei que to me divertindo nas pesquisas :D

E agora, le video. Algumas coisas que disse podem ficar um pouco confusas, então comentem. E de novo, eu não sou profissional e só to pesquisando sobre mesmo.


~ *sOnHaDoRa * ~

Então é isso! Espero que gostem :))

Textos que usei:
http://biq.iqm.unicamp.br/arquivos/teses/vtls000413448.pdf  = diferentes danos em diferentes cabelos


Bye-bye

5 comentários:

  1. Que ótimo post! <3!
    Acompanho pela fanpage / perfil o processo se mudança do seu cabelo e estava curiosa rmm saber se você fazia algum tipo de manutenção. Tenho um problema grave de cabelos frágeis e atualmente andam bastante quebradicos; então me recomendaram usar os mesmos esquemas de cuidados de alguém que tenha cabelo descolorido / cor fantasia.
    Seu texto ficou muito bem explicado, gostei bastante! Pena que o vídeo não abriu no meu celular :~

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. então, eu fiz ooouuutraa coisa antes desse cronograma. Fiz basicamente um intensivo de hidratação, com nutrições "pequenas" e reconstrução. Tipo, fiz hidratação em um dia, ia dormir com argan nas pontas da franja -parte que tava mais ferrada. depois, fiz umectação com argan tbm, no outro dia fiz reconstrução.
      Eu to fazendo esse cronograma agora e me frustrei IUASHDFIUASHDFIUH acontece que quado seu cabelo não tá mesmo precisando da nutrição, ele fica pesado e não da resultado. o meu deu nisso, eu fiz a diferença além de MUITO pequea mesmo, meu cabelo tá super pesado. -_-' Acho que meu canal vai ser so hidratação e um pouco de reconstrução. Ia fazer esse cronograma por um mês, mas vou seguir uma semana e ficar fazendo "manutenção" normal com hidratação. Dai, antes de descer química de novo, eu façooo esse intensivo loco. XD
      pena mesmo DDD:

      Excluir
  2. No meu cabelo o cronograma funciona bem com reconstrução uma vez por mês. Faço umectação e hidratação toda semana. Na ultima semana do mês faço uma reconstrução. Porém não descoloro nem nada. Estou deixando crescer natural. Low Poo e No Poo é ótimo para quem descolore o cabelo! Ajuda muito a hidratar. =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. cara, se eu fizer isso meu cabelo quebra, certeza IUASHDFIUDSJGIOGFPOK por excesso de nutrição. meu cabelo tem ficado pesado com a nutrição, ou seja, não preciso tanto dela assim DD:
      Low poo e No poo não conheço! :O

      Excluir
  3. Eu estou no primeiro mês de cronograma, estava planejando fazer uma reconstrução por mês, mas eu tenho partes do cabelo descoloridas também e no próximo mês vou fazer duas pra ver se melhora, porque eu só descolori uma vez e já ficou uma palha x.x

    ResponderExcluir