domingo, 21 de abril de 2013

A vida vegetariana.


Nunca postei sobre isso e achei que seria um começo legal :D



Bom, eu sou vegetariana a quase cinco anos agora -4 anos e 4 meses- e decidi espalhar um pouco sobre a minha vida sendo vegetariana, o que eu como, como foi para largar de uma vez e etc.

Muita gente me pergunta como eu larguei  e foi mais ou menos assim: Desde pequena eu gosto muito de bichos num geral, tinha medo de vacas e ovelhas, mas sempre amei muito os outros animais. Quando eu era pequena eu chorava quando via animais mortos na beira de estrada, assim como via muitas árvores derrubada.  Bem gay ne? Enfim, eu nunca achei certo comer carne desde que soube da onde ela vinha, para mim não tinha nada natural nem lógico nisso -sem nem me aprofundar e saber como os animais eram mortos, eu já achava muito errado. Ai, com 15 anos numa virada de ano, decidi parar de vez com tudo. Essa foi minha grande cagada: Nunca largue tudo de uma vez. Nisso eu emagreci MUITOS Kg em pouquíssimo tempo e não substituia nada. Mas não ia voltar a comer. Decidi então, cortar a vermelha e manter as outras - o que fez minha família feliz, sim sua família xia quando você para de comer algo que para eles é normal -. Mantive isso por acho que menos de um ano e mantive só o peixe por 2 anos. Depois, larguei tudo.

claramente, não é fácil. Você tem que ter muita força de vontade, mesmo, para resistir. Porque vai ter carne em todos os cantos HAHAHA O que eu fazia era pensar em porque eu parei, porque eu acreditava que aquilo era tão inumano e todos esses pensamentos me fizeram odiar carne, pratcamente. Não consigo nem pensar em comer carne animal. Se um dia eu estiver em situação de sobrevivência, vou comer só plantas, sem exagero. Até insetos, não sei, mas nunca navida eu vou matar um bicho e comer.

eu poderia usar mil argumentos pra convencer vocês que eu to ""certa"", mas não gosto dessas coisas, se eu quero que respeitem minha opção, não vou enfiar ela guéla abaixo de ninguém. Então, vamos ao o que eu como?



Passei por várias situações random em comida nesses anos. A soja é uma desgraça, eu gosto, de verdade, mas os produtos feitos com soja nem sempre são bons D: A Jasmine tem PTS -proteina texturizada de soja- em três tamanhos, se não me engano. O da foto acima é o menor, que é uma DELÍCIA. Agora esse aqui...É terrível.

Quando você faz a soja você passa ela na água quente para ficar molinha e gostosa, já que ela é dura. Quando você faz isso com a PTS grossa ela vira literalmente, pedaços de esponja 8D not cool right?

A Receita que salvou minha vida com a PTS média é a seguinte:
- PTS média (quantidade que quiser)
- Água
- temperos (uso ervas finas, cominho, cheiro verde, tomate, cebola, alho poró, alho normal, as vezes molhos prontos e etc)
- Macarrão 8D

Você esquenta a água, passa na pts e joga a bendita numa frigideira. Ali, você vai colocando os temperos na ordem que lhe agradar, eu coloco primeiro cebola, alho e tomate. Enquanto isso, seu macarrão vai lá, amolecendo na água. Você coloca todas as coisas que você separou para o molho e depois, coloca junto com o macarrão e tadã! Fica delicioso e o resto do molho você pode por em qualquer lugar. Eu sou ovo-lacto-vegetariana então como pão e massas normalmente. Mas enfim, essa receita foi sempre minha "base" quando eu não sabia o que comer mesmo. Aprendendo a fazer a PTS você faz qualquer coisa.
O PTS tem uma coisa mágica de pegar gosto fácil. Demora pra você aprender a temperar, não pode ter muito tempero, e também pouco ele fica sem gosto. Ele substitui a carne muito bem, alias.

Nos últimos tempos eu descobri uma marca muito massa, chamada Goshen. Eles fazem os mais diversos produtos de soja, e ainda aparece na embalagem: ovo-vegetariano, lacto-vegetarino e veggie.
meus favoritos são:


Esse kibe tem gosto de kibe, mesmo. Com todos os temperos. Fica uma delícia com arroz, limão, com tudo D: No meio da salada melhor ainda! Além de ser super facil de fazer e rápido. 5 minutos e pronto :D

Esse você faz de trezentas maneiras. É o melhor bife de soja que eu já comi! É delíciosooooooo! Hoje mesmo eu comi frito no almoço com um pouco de cebola e tudo mais :>

Esse é veggie, também. Ele é diferente, parece um creme, mas tem gosto tipo de mortadela (?) quando você  frita ele (tem que ser comido frito, ou assado, ele perde a forma). Fica ótemo no pão :D

A Goshen tem uma lista gigante de produtos, você encontra mais info aqui!

Outra marca que tem um produto que eu adoro é a Sadia. Mimimi, eu sei, eles matam animais, mas é realmente MUITO dificil achar produtos sem carne que são gostosos e também, não é algo que eu com todos os dias. Eu estou falando as marcas boas exatamente porque vocês não tem noção de como é foda achar marcas com comidas saborosas, então, é, eu compro o hamburguer de soja da Sadia, me julguem.


enfim, ele é muito saboroso! A goshen tem também, mas é dificil de encontrar o hamburguer, logo recorro a Sadia.

Achei que seria interessante também comentar 2 benefícios e 2 malefícios em ser vegetariano:
benefícios:
- Uma vida mais saudável. Não adianta discutir, ser vegetariano te aproxima de alimentos que fazem muito bem a saúde. Além do que, você não vai consumir colesterol já que o mesmo é proveniente apenas de  produtos de origem animais. Nosso corpo produz o colesterol suficiente, o que torna o consumo do mesmo desnecessário.
- O metabolismo se torna acelerado, principalmente seu sistema digestório. A Carne demora muito tempo para ser digerida, ela é pesada para o organismo e só tira-la da alimentação já faz uma grande diferença. Metabolismo rápido implica emagrecer rápido assim como engordar rápido.

Malefícios:
- Se acostume a cozinhar para si. Dificilmente alguém que comeu só carne a vida inteira vai conseguir lidar com comidas sem carne. além do que, outras pessoas não saberiam como tornar o alimento de fato substituto da carne, colocando os temperos adequados e etc.
- Ausência de algumas vitaminas só presentes na carne, como a B12 -se não me engano-, e quantidade inferior de ferro o que pode levar a anemia.

De todas as formas, ser vegetariano implica uma alimentação balanceada e saudável. O que não significa não comer doces e etc, alias, chocolate faz bem! De forma moderada. 

enfim galera, esse é um pedaço da minha vida, HAHAHA Espero que ajude alguma vegetariana perdida.

Beijos!



6 comentários:

  1. Eu estou tentanto , de verdade parar com a carne. Começando a ter nojo só de sentir o cheiro, mas realmente essas vitaminas da carne fazem muita falta, frequentemente me sinto fraca e indisposta. Espero ter formas o suficiente para continuar. Ótimo post Mari

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. tenta esses produtos de soja mesmo! Até porque, a B12 faz falta, mas nem tanto. Uma vez eu fiquei com alguuns problemas e todo mundo -inclusive minha médica- achava que eu tava anemica. Fiz os exames de sangue e nada, eu estava mais saudável -nutricionalmente falando- do que qualquer um da minha casa.
      Meu corpo já acostumou com isso, creio eu...Tenta substituindo, acho que vai dar certo :)
      e brigada :D

      Excluir
  2. Poxa Mari, muito legal esse post :3
    Eu estou no caminho de me tornar vegetariana, faz muitos meses que não como carne de porco (comer mesmo só comia bacon) e alguns que não como carne bovina e frango. Ainda não tirei peixe e frutos do mar, que é o que eu mais gosto e antes mesmo de decidir de vez comia muito raramente. Por enquanto tô achando bem fácil porque eu já gostava bastante de comida vegetariana e já gostava de cozinhar, tem sido um prazer aprender mais receitas :3 O que enche o saco mesmo é a família questionando e tentando te convencer a comer carne por medo de você ficar doente (ou só por encher o saco mesmo, tipo minha irmã que me chamou de retardada <3) ._.'

    Esse hamburguer de soja da Sadia eu curto, mas achei super impossível de fazer se não for numa frigideira com antiaderente muito bom xD Do contrário fica toda esfarelada, mas mesmo assim é gostosinho de misturar no arroz.

    Enfim, achei legal o post, espero que acabe inspirando mais pessoas ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tirei frutos do mar e peixe por último mesmo. E mais por pressão "própria", já que boa parte dos animais que vivem no mar não sentem dor ou tem relação de família/afeto com seus iguais, massssss se eu acho hipocresia cuidar do seu cachorro e matar uma vaca, eu não sentia bem comendo peixe. Dai parei :D
      Eu sempre curti tbm vegetais, sempre comi de tudo *balofa* então foi mais susse mesmo. E SEI COMO É, TODO DOMINGO AAH "não quer mesmo?" "PAI eu to a 4 anos sem carne, não quero" asidufhasidfh é triste

      Então, eu faço ele no forno ou aquele grill ja George Forman (QQ) porque ele perde a forma ne, ele é um creme de soja que você frita dai realmente fica difícil manusear. Já tentou forno?
      só taca la e ta de boa.

      Brigada! :D

      Excluir
  3. Nossa, eu admiro bastante essa prática e já até tentei entrar nesse mundo vegetariano, mas fui proibida pela minha nutricionista D:
    Enfim, gostei do post!

    http://cultura-cute.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir