domingo, 9 de agosto de 2015

Tutorial em fotos - Saia A-line com pregas frontais



Oi gente!

Hoje eu vou mostrar pra vocês como fazer a saia preta ali em cima. Vou mostrar o processo todo, todo mesmo :D

Então vamos precisar de:

- 1,5 x 1,5 m de tecido preto (eu usei oxford mesmo HAHAHA)
- Linha preta
- Giz de costura
- Tesoura
- Materiais para decoração
- Elástico (3 fitas de 11,5 cm)
- Zíper







Bom, ants de qualquer coisa você tem que saber o que quer, pra isso, eu desenho o que eu vou fazer pra saber como serão os moldes. Eu não faço moldes, eu desenho um molde no caderno e reproduzo na escala certa no tecido.


Então, essa sendo uma A-line, o molde é aquele simples de A-line tipo um triangulo. Vão ser 4 cortes e imo, é a pior parte de todas essa, então você faz o seguinte: (desenha um pentagrama no chão com 5 velas...)
Medida da sua cintura/4, pra ter uma noção. Nisso, eu acho mais legal a medida da frente maior que a das laterais, então no meu caso a frente é 30 e as laterais são 20. Isso da 70, minha cintura tem 85 cm, e já que atrás vai shirring, a parte de trás também tem 30 cm (depois explico a medida do shirring).
Em relação a barra, ela pode ter 50 cm, o que totaliza 2 metros, eu já fiz assim e achei pouco, então decidi fazer com 60. Já que aumentei em cima, aumento ali também, então na frente, invés de 60 cm na barra, são 70 cm. As laterais eu mantive em 60 e a parte de trás, pelo shirring, também em 70 cm. Foi a primeira vez que eu fiz com medidas diferentes, mas eu gostei do resultado, ficou com bem mais poof.

Entãaaaao, temos!

Molde da frente
- Cima: 40 cm
- Largura do cós: 11 cm
- Barra: 70 cm
- Altura total: 60 cm

Molde das laterais
- Cima: 30 cm (por causa das pregas)
- Largura do cós: 11 cm
- Barra: 60 cm
- Altura total: 60 cm

Molde de trás:
- Cima: 30 cm
- Largura do cós: 11 cm
- Barra: 70 cm
- Altura total: 60 cm

Tá, então vamos lá.
Primeiro, vamos fazer um retângulo de 60x140 cm (60cm = altura, 140 cm = soma das barras).


pra isso, eu usei uma régua de costura e um giz de costura. No meio, eu fiz uma marquinha.

Agora, a gente corta, smplesmente porque é muito mais fácil trabalhar com 60x140 do que 150x150.


E Agora, a gente desenha os moldes. Pra fazer a parte de cima ficar bem central, nos fazemos o seguinte:
70 (medida total) - 40 (largura da parte de cima) = 30, ou seja, 15 cm para cada lado.



E para fazer uma linha bem reta, usamos a regua! :D

E fazemos isso dos dois lados, e cortamos.



Repetimos o processo com a parte de trás e então partimos para as laterais. Já que as laterais são iguais, fazemos assim, fazemos um dos moldes, e depois fixamos esse ao tecido.


Coloque os pins em toda a volta da saia e então cortamos.


E fica assim



Agora, vamos costurar tudo junto. Eu to usando costura francesa desde que descobri que ela existe, então é isso que eu vou fazer. Mas, você pode fazer uma costura simples, ou com qualquer outro tipo de acabamento.


Costuramos com os avessos juntos.



Depois cortamos o  que sobre de tecido.


Ai, viramos ao contrário e costuramos (evita eixar essa "bolsa" do lado, deixa bem juntinho, deixei assim pra ficar bem evidente)


Taram! Eu não fechei ela ainda, como vocês podem ver


Já que eu nivelo pelo cós, agora eu corto a diferença de tecido na barra e vamos fazer ela. 


Pra evitar que fique torto, é bom marcar toda a barra antes de costurar, beleza?



Só não esquece de tirar os pins hahahaha
Agora vamos pro ziper, eu fiz um corte na lateral direita um pouco maior que o comprimento do ziper.


Pra colocar o ziper, eu vou trocar de calçador e usar o calçador pra ziper, e também, prender o ziper com os pins.



E costurar.


Fica assim



Agora vamos fazer as pregas:

Primeiro, nós dobramos o quanto queremos de pregra.

Ai, viramos do avesso e marcamos em quase 5 centímetros.



Agora costuramos -de volta com o calçador normal- saindo do fim do cós da saia.

E fica assim.



Para que ela não fique virada de um lado ou do outro, prendemos atrás desse jeito.


Isso feito, vamos preparar o painel do shirring.  Eu fiz agora porque a parte de cima do shirring fica presa junto com o acabamento do cós.
Nos vamos cortar um retangulo com 9 cm de altura e 25 cm de comprimento.

já que vai ficar atrás, e escondido, eu não tomeio muito uidado com retice do negócio HAHAHAH


Agora o elástico, eu usei 11,5 cm. Pra chegar nessa medida eu fiz o seguinte: eu pego um pedaço do elastico e estico, o quanto pegar as laterais  desse retangulo, é isso que eu corto. Bem simples na verdade.

Agora marcamos e prendemos ele na parte de trás. Posiciona ele no cnetro, ai você tem espaço pra fechar a saia sem elastico e mil tecidos atrapalhando.


Agora, fazemos todo o acabamento do cós, que é exatamente a mesma coisa que fazer a barra.


Quando fizermos o acabamento do cos, tambem vamos costurar a dobra da prega por dentro, pra ela não fica virando. Costura no máxiimooo até o fim do cós.

E, de volta pro nosso shirring.

Agora, nós seguimos minhas linhas mal retas com uma costura reta e preparamos para passar o elástico. É bom usar dois alfinetes, um pra passar e o outro pra segurar na ponta.


Você passa normalmente e agora a gente costura o elástico.
Pra isso, é bom usar o zig zag, por ser um ponto mais elastico que vai aguentar quando você usar o elástico.



E você faz isso com todos, para então fechar a saia.


Ai, ela vai ficar assim.

Você pode deixar, ou decorar. Eu escolhi colocar um detalhe em fita, pra fazer um laço na frente. Nisso, vamos prender a fita ao lado do shirring, como se pulassemos ele, já que né, não da pra colocar por cima de algo que estica e fixar.


Só fazer os dois lados e ...


E uma foto feia minha com camisa do slipknot testando ela com anágua, MAS vai ter oufit logo <3


Ai eu atualizo e coloco uma foto boua hahahaha

Espero que tenha gostado!
Se tiverem dúvidas é só comentar. :3

Beijas

Nenhum comentário:

Postar um comentário