segunda-feira, 3 de agosto de 2015

Quero virar vegetariano, e agora?


Oi galera! Nesse post vou dar algumas dicas pra quem quer se tornar vegetariano, mas não consegue ou não sabe por onde começar.
Se não sabem, me tornei vegetariana em 2008 para 2009, foi uma escolha pessoal, ninguém na minha família é vegetariano além de mim.



Eu nunca teria coragem de matar um animal, quando eu era pequena eu pescava com o meu pai, e não conseguia colocar a isca, ou pegar no peixe depois de ter pescado ele. Além disso, eu comecei a olhar a carne e ver o bicho ali, porque né, era isso mesmo.
De início eu parei tudo, e passei mal, emagreci MUITOS kgs -de forma não saudável-, ai decidi cortar vermelha + carnes "diferentes". Meses depois parei com frango, o último que cortei foram peixes e frutos do mar.
O que me motivou a não comer carne é que eu não acho correto animais sofrerem só pra que eu coma, além disso, a comercialização de vidas não me agrada nem um pouco, são seres vivos, o respeito deveria ser o mesmo que nós temos pela nossa espécie. Eu acredito que estamos todos conectados, até acredito que é possível reencarnar em animais. Para mim, ser vegetariana é minha forma de mostrar pro planeta que eu respeito ele e todas suas formas de vida.
 Além de eu ser vegetariana, eu não uso produtos testados em animais -desde que eu possa compra-los, já que moro com os meus pais-, substituo remédios por chás quando possível, e vira e mexe escolho opções veganas. Eu pretendo me tornar vegana um dia, até porque não posso consumir leite ou derivados de leite e não como ovo direito.

ENFIM, after minha história, vamos esclarecendo uma dúvida comum de uma forma beeem geral:

O que é vegetariano?
Vegetariano é aquela pessoa que não consome carne, mas consome derivados do leite e ovos. (ovo-lacto-vegetariano)



O que é vegano?
Pessoa que não consome nenhum derivado animal. Mesmo.

Como eu disse antes, não é só não comer, tem questões éticas e morais envolvidas, é mais profundo do que só uma dieta diferenciada.

Existem outras nomeclaturas, com o termo "vegetariano" para todo o grupo e etc, mas achei que ficaria meio confuso então coloquei assim.

"Tá, mas e agora, como eu viro vegetariano?"

1: Assim que você reconhecer seus motivos, fixe-se neles. Depois que você vira vegetariano, você percebe como o mundo gira em volta de quem come carne e ponto. 8D é muito difícil achar o que comer, muitas vezes você vai ter fome, e suas alternativas serão reduzidas a Cheetos. Nesses momentos, você se agarra aos seus princípios e não come a coxinha. Isso é sério, uma escorregada e vai ficar cada vez mais difícil. Além do que, você corre o risco de passar terrivelmente mal, LEMBRE-SE, seu corpo perdeu o hábito de comer carne -o tempo que isso acontece é variável, comigo foram 15 dias-, então se você comer um kibe do nada pode ser que você tenha cólica intestinal -e isso dói demais, sério.

2: Para evitar a situação acima, esteja sempre preparado. Sempre coma antes de sair, ou leve algo que você pode comer. Existem receitas muitos simples de tortas de legumes, ou você pode comprar bolachinhas e coisas do gênero. Ou, informe-se onde tem algum lugar que venda sei la, empada de palmito (geralmente confeitarias mais "finas" tem alternativas boas). Estando sempre preparado é mais fácil se manter vegetariano e sustentar seus princípios.



3: Se você não conseguir parar progressivamente -é foda-, se informe, se necessário com um nutrólogo ou nutricionista que aceite e indique receitas vegetarianas. Existem sim profissionais que vaõ querer que te converter e não vão entender seus propósitos mesmo sabendo que é possível viver saudável sem nenhum derivado animal. E existem sim pessoas que não podem ficar sem vitaminas específicas, ou tem condições de saúde que limitem a dieta, enfim, talvez seja necessário recorrer a um profissional. Eu não fiz isso, eu virei vegetariana por conta e fui aprendendo a substituir sozinha. Sim, minhas vitaminas, proteinas e minha saúde estão bem boas. <3

4: Aprenda formas de substituir. Miojo não é substituição. Tá? Querendo ou não, carne é pura proteína e você tá jogando isso fora. Então é bom entender um tanto sobre alimentaçao. Existem grupos, sites, artigos, enfim, muita coisa pra te ajudar e isso voce pode escolher. O clássico, para quem não manja, é o ovo. Não precisa noiar em coisas especificamente vegetarianas, eu tive a fase de "AMD VOU TESTAR TUTO" mas você vê que existem outras receitas e outras alternativas.
Porém, é bom testar novos sabores.


Imagem do site "vida herbal"

5: Fique aberto a novos sabores. Vão ter coisas que vão entrar na sua rotina alimentar, como a soja, que tem o gosto diferente do que a gente tá acostumado. Se você negar tudo que for diferente, você vai passar vontade, fome e talvez não aguente a dieta. Com certeza, um hamburguer de feijão e batata não é igual a um hamburguer tradicional, aceite e entenda isso. (alias, com o tempoo, o que lembra carne acaba sendo rejeitado)

6: Ser vegetariano não significar comer pouco ou apenas  
coisas saudáveis. Gente, eu amo uma porcaria, eu vivo a base de massas, eu adoro fazer role gourmet e comer MUITO. Por mais que as pessoas vegetarianas tendem a uma alimentação mais balanceada, não significa que todos são assim. E não significa que você não é saudável por comer algo diferente/calórico, comer é bom, faz bem, nós precisamos comer, vegetarianos também comem e comem o quanto quiserem.



7: Prepare-se para comentários escrotos e olhadas feias. Oh gente, é sério, eu já passei por situaões ridículas em restaurantes e claro que escuto piadas frequentemente. Ah, e claro, todo mundo vai querer se meter nas suas proteinas e vitaminas ( -_- ). As vezes eu engulo, as vezes eu simplesmente respondo a altura e foda-se, como lidar com isso é uma escolha sua. Mas, como eu disse, o mundo não é construido para nós, então as vezes discutir sempre vai ser exaustivo. Acontece que as pessoas não conseguem entender que ser vegetariano é muito mais que so uma dieta, não entendem que significa muito pra gente, então muitas vezes, as pessoas são escrotas achando que estão sendo engraçadas ou se aproximando de você (se você faz isso, você está errado beijas). Muitos vão querer te converter e voltar a comer carne, alguns vão criticar seus companheiros vegetarianos ou veganos, mas alguns vão perguntar e querer seguir o mesmo caminho que você. Por esses que se interessam pela sua escolha, vale a pena se abrir.

Acho que são essas dicas que eu queria passar mesmo!

Viram? É possível! Sou a um bom tempo, to viva, saudável, minhas vitaminas e proteinas estão bem.
Se você acha legal, mas simplesmente não consegue ou não pode, tenho uma proposta: que tal reduzir o consumo? Em um dia da semana não consumir carne ou derivados animais? Caso você não saiba, tem um projeto chamado Meat Free Monday, e no site deles, você entender um pouco mais sobre a proposta e até ver receitas!
 Isso já reduz o consumo, faz bem pra você, faz bem pro ambiente, faz bem pros animais. Não custa tentar né?

Beijas



Nenhum comentário:

Postar um comentário