domingo, 20 de setembro de 2015

Vamo problematizar o paganismo? Vamo sim

Eu esses tempos tava procurando uma postagem legal sobre paganismo e expressões de sexualidade ou identidade de gênero que não são heterosexualidade ou ser cis.
Acontece que num tem. O que tem é tentando justificar ou pregar o discurso de "somos todos iguais" usando como exemplo discipulos gregos sendo iniciados sexualmente pelos seus tutores.
Acontece que a questão não é essa. Se você é pagão e ao mesmo tempo, apropriado/empoderado, você possivelmente já sentiu o toque de heteronormatividade, aquela declaração que dói na alma de que "mulher que é mulher tem filhos", dentre outras coisas que você sabe, NO FUNDO DO SEU CORAÇÃO PAGÃO, que não é a opnião dos outros pagãos a sua volta.

Se você tá meio perdido nos termos e não sabe exatamente porque é negativo isso tudo, eu resumo: basicamente, ser pagão é transgredir, voce assume que faz parte de um aglomerado de religiões/doutrinas/etc ALTAMENTE satanizadas, ou seja, pra muita gente você t´fazendo tudo errado na sua vida.
E, essas questões não discutidas, pouco problematizadas, fazem um meio que aparentemente é acolhedor de minoria, opressor de minorias. Quando você, como pessoa homossexual, le um texto totalmente voltado para o público heterossexual, você não se sente acolhido, pelo contrário. Quando você, como pessoa que não se identifica como cisgenero, le um texto focando questões biológicas ligadas diretamente ao ser mulher, você nao se sente acolhida, você se sente segregada.
e por isso é necessário problematizar, para que o paganismo seja tão inclusivo quanto as pessoas dizem que é!





Fonte : BBC


Mas tá, coisa demais, vamo organizar
Onde ta a heteronormatividade e o machismo disfarçado?
Bom, começa quando você assume uma visão binária dividida não em positivo ou negativo, mas em masculino e feminino. Não é preciso ir muito longe (no caso, eu só joguei "paganismo" no google, abri o primeiro texto, e fiquei revoltada) pra você ver coisas que deveriam ser legais, como um texto que li que fala sobre como se constroem relações dentro do paganismo, pra ler uma besteira do nível do homem respeitar e amar as ~~ feminilidades~~ e as ~~ fragilidades~~ da mulher com quem ele decidiu envolver-se. É muito bonito, se vc não problematizar nada, pensar que um homem honrado é aquele que respeita as fragilidades da sua mulher. Vamos de novo: "um homem honrado é aquele que respeita AS FRAGILIDADES DA SUA MULHER". Fica dificil debater sem querer postar os textos e problematizar com as palavras literais, mas não quero expor ninguém, claro.
por que, só na mulher, assumimos que existem fragilidades? Por que, mesmo dentro de um meio transgressor, você ser feminina ainda é relacionado com você ser frágil e sensivel? Não é possivel que a quantidade de comprovação teórcia de que em sociedades celtas -onde muito pagão pega conhecimento porque né, eta povo incrivel- as mulheres eram guerreiras e basicamente o que elas quisessem ser. A diferença é que elas eram vistas como detentoras da magia e sabedoria (vale lembrar que nessa época não era bem determinado que o homem tinha relação na fecundação, era sabido que havia relação, mas a mulher ainda era vista como criadora da vida, logo uma pessoa que poderia vir a criar uma vida é, por consequencia, mais sábia e ~espiritual~ que alguem que não, no caso, homem), mas eram fortes, eram pessoas, erma mulheres, não eram detentoras de fragilidade nenhuma, a não ser que elas, assim como toda pessoa, tivessem suas falhas.
Pessoas são sensiveis, frágeis, fortes, corajosas, pessoas possuem qualidades, qualidades não pertencem a gêneros. 

Autor desconhecido


Além disso, também não é difiicil achar  a relação de que para ser completo, existe a necessidade de buscar o equilibrio, este alcançado na relação com sua polaridade contrária, colocada na figura do homem. 
OK, entendo a parte do equilibrio, concordo totalmente, mas não sei como isso pode ser verdadeiro quando, é de conhecimento geral da nação de veia espirita (e não digo espiritismo kardecista apenas, digo todos que acreditam em espiritos e reencarnação e etc) de que uma alma não é pertencente a gênero nenhum. Eu acredito que possamos reencarnar em animais e plantas inclusive, o que nunca me impediu ( ou impediraá) de reencarnar como homem cis, ou trans, ou com qualquer outra identidade de gênero além da atual, de mulher cisgenera. Então por que, quando falamos em elevação espiritual, agregamos a figura do homem, ou melhor, essa ideia binária? Nós expressamos e identificamos nosso genero porque é  o que somos e devemos ser naquela vida, o que claramente inclui todas identidades de genero, não apenas cisgeneros.
Além de outra questão extremamente pertubadora: por que nós precisamos do nosso oposto para alcaçarmos o nosso equilibrio? Por que precisar de um terceiro para sermos completos espiritualmente?
Vamos ter uma ideia louca de assumir esse equilibrio como positivo e negativo, certo? Então, nós precisamos organizar nossas energias positivas e negativas para permitir nossa evolução espiritual, ou seja, precisamos administrar situações negativas a ponto daquilo não nos ferir profundamente, assim como precisamos administrar situações com energias positivas exacerbadas até para prestarmos atenção a nossa volta e nossas relaçoes. Da mesma forma, nossas relações também devem ser controladas! Uma pessoa de extremo negativo vai te fazer bem? Ou muito positiva? Em relações amorosas, onde nós colocamos muita energia, esperança e dedicamos muita coisa, é muito importante achar alguém que te ajude a achar sua balança. Que você acrescente, que essa pessoa acrescente em você, o que não significa que essa pessoa deve ser só do seu gênero oposto, ela pode ser qualquer pessoa que você sinta esse tipo de identificação.
Até porque, to partindo do pre-suposto que existem muitas identidades de genero, logo não existem opostos exatos, nada está para nada, apenas pessoas estão para pessoas.

Eu defendo muito a ideia de que duas metades não fazem inteiro não, nós temos que nos fazer inteiros. Quando a gente deposita numa pessoa a responsabilidade de além de te fazer feliz, te completar, adicionar as peças que faltam na gente, colocamos uma pressão absurda na pessoa, uma esperança ainda maior, e subimos num caminho que a única saida é decepção. Ninguém pode te completar além de você mesmo, isso serve pra nossa espiritualidade também.



Bom, tem muito o que problematizar no paganismo e eu vou problematizar sim <3



Beijos gente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário