terça-feira, 9 de setembro de 2014

Lolita x Living Doll





Oi gente! Me pediram para fazer uma postagem diferenciando lolita de living doll já que eu to no meio dos dois.
Se você não faz parte do meio de doll e só do de lolita, você talvez não entenda porque existe a confusão, ai é só lembrar daquelas lolitas ultra bonequinhas e de pessoas famosas no meio que falam que lolita é se parecer com boneca. Então, vamos aos esclarecimentos e conceituações.

Lolita


Lolita é um visual japonês que não tem data certa da sua criação. Sabe-se que nos 70-80 que começaram os visuais e algumas marcas. O foco de lolita é o formato, a roupa. Existem regras no vestir, não é qualquer peça que pode ser considerada lolita ou se quer, para lolita. Como um estilo, possui marcas, desfiles de moda, lojas, tudo específico para lolita. Existem comunidades lolita organizadas em cidades, estados, regiões, países e até mundial, atualmente pode-se encontrar lolitas se não em todos lugares do mundo, em sua grande maioria.
O visual possui ramificações dependendo da inspiração utilizada nos parâmetros do estilo. Existem várias ramificações, as 3 principais são:

Sweet

Gothic

Classic

As inspirações históricas de lolita você pode encontrar  >>> aqui <<<
Não existe obrigação, por definição, de maquiagem lolita. É muito pessoal. A maioria das lolitas usa para deixar mais completo, no entanto tem várias que não usam e isso não desclassifica o visual de lolita.

Living Doll


Assim como lolita, não existe uma data para a criação de living doll. No entanto, não é de origem japonesa. Living doll bombou devido as meninas que chamaram mais espaço e foram reconhecidas pela primeira vez como bonecas que vivem. Dentre tudo que existe, podemos comparar living doll com drag queen. O que isso quer dizer? Em drag, a maquiagem cria uma ilusão de rosto/corpo feminino. Em living doll, a maquiagem e o conjunto cria uma ilusão de boneca. A maquiagem toda é feita com a intenção de que não te achem real.
Qualquer roupa pode ser usada em doll e qualquer cabelo também. Mas, sabemos, que cabelos muito longos, roupas que marcam muito a cintura e criam ainda mais uma discrepância entre o tamanho dos seios, cintura e quadril, te deixam ainda mais ilusória.
Tipos de living dolls são criados conforme as pessoas vão fazendo e sendo reconhecidas, por isso, existem dolls que usam trajes mais "bonitinhos" com inspiração japonesa, porque é o que elas gostam de usar.
L ogo, você ser fofa, ou sexy, nem sempre vai funcionar. Doll é muita habilidade e auto-conhecimento para conseguir entregar essa ilusão.


Na própria definição já da pra sentir a diferença.
O que tem que ficar claro é que:

> Lolita NÃO É sobre ficar parecida com uma boneca, lolita é um estilo com inspiração histórica que pode lembrar algumas pessoas a bonecas de porcelana, mas não é esse o foco do estilo.
> Living doll é sobre MAQUIAGEM e habilidade maquiagem, é criar uma ilusão que as pessoas acreditem que você é meio gente meio sintética.
> Lolita são roupas. Living doll é maquiagem.
> Living doll não é causa - efeito, ou seja, não é comprando todos produtos indicados que vai ficar doll, não é nada certo. Depende muito do que você sabe fazer com maquiagem, do seu rosto, de como você tira foto e etc.
> Lolita tem regras, mas se você comprar as peças certas, mesmo sendo sua primeira vez, ainda é lolita. Lolita é causa-efeito.

Doll empresta muita roupa -principalmente- de outros visuais from harajuku e nisso que tem que tomar cuidado. Quando o assunto são estilos de roupa, você pegar muitas peças de um visual e estar com a make fraca vai desqualificar como doll. Se a make tá ótima, ta dando o efeito certo, ok, mas se não, as roupas, acessórios e etc de outros visuais acabam tomando conta de tudo.
Quando o assunto é doll, lembre-se que o conjunto tem que te ajudar, não ir contra.
Vi meninas comprando wigs de lolita, super coloridas em tons pásteis e pony tails. Essas wigs são caras e na boa, não ajudam muito a dar o efeito de doll, são muuitoo infantis e fofinhas, até as dolls mais fofas não usam esse tipo de peruca. Se você está disposta a gastar +60 dólares numa wig, compra uma lisa e longa que é bem mais barato, vai dar um efeito muito melhor ou compra uma franzida e longa. Wigs longas ficam super bem doll, agora pony tails nem sempre. Cuidado com as armadilhas dos visuais, não é porque a fulaninha top da balda da doll usa a parada que vai ficar bom em todo mundo e que vai dar o mesmo efeito em quem tá começando.
Stay true to yourself, usa o que você gosta e o que te faz confortável, não fique forçando uma imagem que não é sua. Doll já é ultra pesado e da o maior trabalho, você forçar o que você não é só vai tornar o processo mais caro e longo. E, por favor, entendaaam que por mais que doll não tenha obrigação de roupa, algumas coisas ajudam muito e outras detonam a ideia. Então, calma nas compras, pensa bem.

Você pode sim usar lolita com doll, roupas de gyaru (não falo só gyaru porque isso inclui a propria maquiagem e o cabelo , e se você fazer make gyaru, é gyaru, não doll), pastel goth, tudo isso, mas não deixe que o visual desconcerte a imagem que você quer transmitir.

É isso. Claro?

Beijos

Um comentário:

  1. Adorei o post,também explico a diferença de doll e lolita de uma forma bem parecida com a sua quando alguém me fala ''ué lolita e doll não é a msm coisa''?

    ResponderExcluir