segunda-feira, 3 de março de 2014

Circle lenses: aumento e conforto


Oi gente!

O tema do post de hoje são circle lenses! Muita gente usa, mas ainda existem dúvidas pairando em relação a algumas coisas. Eu não tenho certeza se já postei sobre isso, ou se apenas escrevi e não foi postado, mas se já falei disso, vamos falar de novo 8DDD




Aumento:

Um dos fatores que influenciam no aumento da lente, obviamente, é o diâmetro. Então, aqui vai uma comparação breve:


14,2mm

16,2 mm

15,00 mm

Aquela história de algumas lentes de 16,00 que não são 16,00 é verdade, para algumas lentes, mas vale lembrar que o desenho da lente influencia. 
Em relação ao desenho, lentes com a borda preta tendem a deixar o aumento da lente mais evidente. Se a minha lente de 16,2mm tivesse borda preta, seria AINDA maior. Mas, cuidado nessa pira de lentes com aumento muito significativo, algumas pessoas tem olhos menores e lentes de 15,00mm podem parecer com scleras, se duvidar. (Beijo Reeh!) E outra, não adianta comprar uma de 14,00mm com borda escura esperando que de um aumento de 16,00mm. Uma coisa adiciona a outra.

Conforto:

O conforto de uma lente depende mais de pessoa, do que outros fatores. Vou falar a partir da minha experiência. Eu já usei lentes de grau comuns, gelatinosas assim como as circle lenses. As de grau comuns me causavam muito desconforto, não aguentava ficar horas seguidas com elas sem algum colírio junto e ainda sim, eram gelatinosas. Já as circle lenses, as únicas que me causavam desconforto foram as com menor porcentagem de água (38%) e com tamanho maior de 15,00mm. Isso explica porque algumas lentes -como a Sesame Grey, da Princess Mimi da GEO- tem a fama de desconfortáveis, essas, como a citada, tem 38% de água e 15,00mm de diâmetro.
Isso também leva ao "mito" de que toda lente de 16,00mm é desconfortável. Essas lentes ficam secas mais rápido (até no case! Cuidado) e podem causar desconforto mesmo. A questão é que, pelo menos as que eu tenho com +15,00mm, tem a porcentagem de água maior, o que as deixam bem confortáveis na verdade.
Outra coisa que influencia no conforto, é manter as lentes limpas. É recomendado trocar o líquido das lentes de 15 em 15 dias, se deixar mais tempo no mesmo líquido, quando você as colocar, vai sentir ardência. Até por isso não é recomendado usar as lentes de cara assim que chegarem, já que ficam no mesmo líquido por meses (no estoque das fábricas, das lojas fornecedoras e etc).
Ainda sim, você cuidou de tudo, e ainda sente muito incomodo, lave novamente as lentes. Vai ver tem algum fioznho preso nela, ou até algum rasgo pequeno.
E claro, depois de algumas horas é normal as lentes incomodarem, então leve algum colírio básico -ou até um colírio específico para CLs- para quando sentir alguma dorzinha, ter como resolver.

Evitando desconforto:

É uma boa não ficar em lugares com muito/a: fumaça, respingos, pó, vento, ou qualquer outra coisa que possa cair nos seus olhos, isso porque provavelmente essa coisinha vai cair na sua lente e isso dói. 8D

e, é isso. Espero ter ajudado galere! :DDD




bye-bye




Nenhum comentário:

Postar um comentário