domingo, 20 de setembro de 2015

Vamo problematizar o paganismo? Vamo sim

Eu esses tempos tava procurando uma postagem legal sobre paganismo e expressões de sexualidade ou identidade de gênero que não são heterosexualidade ou ser cis.
Acontece que num tem. O que tem é tentando justificar ou pregar o discurso de "somos todos iguais" usando como exemplo discipulos gregos sendo iniciados sexualmente pelos seus tutores.
Acontece que a questão não é essa. Se você é pagão e ao mesmo tempo, apropriado/empoderado, você possivelmente já sentiu o toque de heteronormatividade, aquela declaração que dói na alma de que "mulher que é mulher tem filhos", dentre outras coisas que você sabe, NO FUNDO DO SEU CORAÇÃO PAGÃO, que não é a opnião dos outros pagãos a sua volta.

Se você tá meio perdido nos termos e não sabe exatamente porque é negativo isso tudo, eu resumo: basicamente, ser pagão é transgredir, voce assume que faz parte de um aglomerado de religiões/doutrinas/etc ALTAMENTE satanizadas, ou seja, pra muita gente você t´fazendo tudo errado na sua vida.
E, essas questões não discutidas, pouco problematizadas, fazem um meio que aparentemente é acolhedor de minoria, opressor de minorias. Quando você, como pessoa homossexual, le um texto totalmente voltado para o público heterossexual, você não se sente acolhido, pelo contrário. Quando você, como pessoa que não se identifica como cisgenero, le um texto focando questões biológicas ligadas diretamente ao ser mulher, você nao se sente acolhida, você se sente segregada.
e por isso é necessário problematizar, para que o paganismo seja tão inclusivo quanto as pessoas dizem que é!